Considerado um dos pioneiros inovadores da fotografia do sec. XX. Seus primeiros desenhos de giz e a tinta datam de 1915 durante sua estada em um hospital militar .Estabeleceu contato do o grupo “Sturm” dadaísta e construtivista. Torna-se famoso graças a seus fotogramas de 1922. Esteve na Bauhaus em 1923, onde passou a ser representante dessa forma de expressão.
Moholy-Nagy tentou aclarar a relação entre pintura e a fotografia promovendo uma separação clara entre as duas formas de expressão. Enquanto considerava a pintura como forma de criação com cor, usava a fotografia para a observação e representação do fenômeno da luz. Para ele a fotografia não era sobretudo uma ferramenta auxiliar para intensificar a visão humana como acontecia frequentemente nos anos vinte, mas um novo meio artístico. Aplicou o termo escultura ou relevo fotográfico às suas montagens. Percebia-as como “ compostas de diferentes fotografias, um método para testar a ilustração simultânea.. Todavia, conseguem contar histórias ao mesmo tempo, concretas, mais fiéis a vida, do que a própria vida”.
Fotograma, 1924
(impressão a gelatina e brometo de prata)
Militarismo 1924 (Fotomontagem)
Uma galinha é uma galinha, 1925
(impressão a gelatina e brometo de prata)
domingo, 29 de março de 2009
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