domingo, 29 de março de 2009

HISTORIA DA FOTOGRAFIA NO INICIO DO SÉC.XX (NA EUROPA E ESTADOS UNIDOS).

Nesse Blog procuramos traçar um panorama da história da fotografia do inicio do século XX, até aproximadamente os anos 1920, ensejando um estudo contextualizado e ilustrado, como forma de apreender e gerar conhecimento produzindo um meio de pesquisa prático e resumido com base na literatura atual.
Considerando a História do Mundo e a História da Arte, as primeiras décadas do seculo XX, foram assinaladas por registros marcantes para a humanidade.O anuncio da Teoria da Relatividade Einstein (1905) _ também a primeira exibição fovista Die Brucke é fundada;Terremoto que abala São Francisco (1906); Picasso funda o Cubismo (1908);Kandinsky pinta o primeiro quadro abstrato em 1910 e os futuristas lançam manifesto;Primeira Guerra Mundial (1914); começo o Dadaísmo (1916);Fundação da Bahaus (1918);Mulheres dos EE.UU votam (1920) – Surrealistas lançam manifesto.
Todos esses fatos, refletiram nessas decadas muita conturbação,em todos os níveis: científico,social,político e , cultural.
A arte passou a ser muito convulsiva,um estilo sobrepunha o outro com muita rapidez.Nesse século, ela produziu a ruptura mais radical com o passado, levando a extremo o que Coubert e Manet iniciaram no seculo XIX_ retratos da vida contemporânea e não eventos históricos.
Diante dessa filosofia de rejeição ao passado,chamada Modernismo, havia a busca incessante de uma liberdade radical de expressão. Livres na necessidade de agradar os mecenas, os artistas elejeram a imaginação e experiências individuais, a unica fonte de arte. A arte se afastava gradualmente da pretensão de retratar a natureza, em rumo a abstração, em que dominam as formas, linhas e cores.
Ela não só decretou que qualquer tema seria adequado, mas também libertou a forma das regras tradicionais(como no Cubismo) e livrou as cores da obrigação de representar com exatidão os objetos. (no Fovismo).
Assim também, a fotografia, não poderia ser diferente.Inicia o sec XX em plena ascensão e desenvolvimento tanto no que se refere ao equipamento fotográfico quanto a quebra de estilos convencionais. As experimentações na busca de uma matriz para reprodução da fotografia, durante e no final do século XIX, do uso de negativo em colódio a emulsão de gelatina em papel flexível até chegar aos filmes em rolos em vez de suportes de vidro.O início do sec XX persistem os fotógrafos de retratos, agora mais elaborados, surgem os interessados em fotografar construções, pessoas do cotidiano, como Eugène Atget, começam a surgir os estilos, as preferências por certos temas , como as fotogravuras de Alvin Langdon, e a fotografia direta de Paul Strand. Além destes houveram os que fizeram fotografia de registro como Arnold Genthe, nas fotografias do terremoto de São Francisco em 1906. Lewis Wickes Hine, também considerado grande fotógrafo documental e social da América, fotografou crianças em trabalhos de minas e fabricas de carvão. e no ano subseqüente, a Child Welfare League denunciando o trabalho infantil. Mudou a sua ênfase de uma documentação clara e objetiva de emoção para um estilo mais interpretativo de fotografia. August Sander considerado o pai da fotografia de retrato, fotografou pessoas, de um modo particular contribuindo para o reconhecimento da fotografia como arte. Ocorreram ainda os que se interessaram por cenas em movimento como Jacques-Henri Lartigue, que no final de carreira inaugura a fotografia de moda. Fotografias de nus também foram exploradas nesse período do sec XX, com por exemplo, Wilhelm Von Gloeden e seus retratos de jovens do sexo masculino em poses antigas clássicas, tirados ao ar livre.Por fim fotógrafos como, Alexander Rodchenko, Man Ray, László Moholy-Nagy, El Lissitzky, que trouxeram para a história da fotografia, uma potente carga de experimentação e criatividade. Man Ray , considerado um dos pioneiros mais importantes da fotografia contemporânea, abre em seu trabalho, novos caminhos em relação principalmente a experimentação e marca o reconhecimento da fotografia no contexto artístico. László Moholy-Nagy, um dos pioneiros inovadores da fotografia do sec. XX. El Lissitzky, um dos artistas mais notáveis da vanguarda russa na fotografia, que contribuiu significativamente para a implementação e disseminação de idéias construtivistas e de supremacia. Foi um experimentador no campo da fotografia, desenvolvendo fotomontagens e fotogramas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário