domingo, 29 de março de 2009

A FOTOGRAFIA NO BRASIL NO INICIO DO SEC,XX.

“A fotografia no inicio do século XX já havia cumprido o papel revolucionário em termos de disseminação maciça de imagem do mundo. Imagens, todavia, de realidades fragmentárias, selecionadas segundo a visão de mundo de seus autores e editores. Registros de realidades parciais, não raro deformantes em relação ao contexto mais amplo, e que em função disto estabeleceram conceitos e preconceitos no imaginário coletivo. Neste processo o homem se viu cativo da imagem fotográfica, “vicio” do qual não poderia jamais prescindir.”


Boris Kossoy

Expansão fotográfica no Brasil:

Nas três primeiras décadas do novo século, a fotografia teve como cenário principal, as cidades costeiras, em especial Rio de Janeiro, seguindo-se Recife e Salvador, por representarem portos tradicionais, através dos quais se faziam a exportação de matérias-primas produzidas no Pais e praticavam a importação de produtos manufaturados, contudo, outros profissionais da área atuavam de forma amadora por diversas partes do pais, são os fotógrafos que passaram despercebidos, e os anônimos, cujos registros assinalaram uma época, estilo de vida , uma cultura .

A fotografia como ferramenta nos trabalhos de documentação.

Objetivos:

Ø Levantamentos da Comissão Geográfica e Geológica, sobre a chefia do engenheiro João Pedro Cardozo pelo interior de São Paulo;

Ø Registro de trabalhos dos peões da Indústria Madeireira, o embarque da madeira pela estrada de ferro, etc., documentário de cunho histórico e social feito pelo fotógrafo Wischeal, no Paraná.

Ø Registros sobre as transformações urbanas destacando-se os fotógrafos Augusto Cesar Malta dos Santos no Rio de Janeiro e F. Du Bocage em Recife.

O foco do trabalho desses dois últimos profissionais era registrar trabalhos de demolição, obras em construção e vistas das referidas cidades. Acredita Boris Kossoy, que F. Du Bocage, também tenha sido contratado pela administração da cidade, para fotografar obras em demolição, além de vistas panorâmicas, tal qual fez o Malta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário